CampeonatosHistóriaJogos da Macaca!EspecialNotíciasFale Conosco
Acesse o perfil do site www.pontepretano.com.brParticipe do facebook do site PONTEPRETANOSiga o site PONTEPRETANO no twitterAssine o canal PontePretano!

Ponte Preta sobe em novo ranking da CBF

Além de se tornar a 5º força do Estado, Macaca vai pular da 25º colocação nacional para a 23º


09/11/2012 - 10h21 

Foto: CEDOC/RAC.
CEDOC/RAC
O gerente pontepretano Marcus Vinícius gostou do novo sistema

O novo sistema de pontuação para definir o Ranking Nacional de Clubes (RNC), que será adotado ao final do Campeonato Brasileiro pela CBF, colocará a Ponte Preta como a quinta força do Estado de São Paulo. A pontuação final será divulgada oficialmente no início de dezembro, mas é certo que a Macaca ficará abaixo do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos e irá ultrapassar Guarani e Portuguesa.


Em nível nacional, a Macaca deixará a 25ª colocação de 2011 para a 23ª. Isso vai acontecer porque o novo sistema leva em conta apenas os resultados dos últimos cinco anos. Antes, eram consideradas as classificações de todos os campeonatos nacionais, desde 1959.


Contabilizando os resultados do Brasileiro (Séries A, B, C e D), Copa do Brasil e participações na Copa Libertadores (critérios adotados pelo ranking) de 2008 para cá, a Macaca, que está em 14º, tem hoje 7.592 pontos. Se terminar em 10º, por exemplo, somará mais 40 pontos. Número insuficiente para superar o Ceará, 22º no RNC com 8.058 pontos. Também não corre risco de ser ultrapassada pela Portuguesa, que tem 350 pontos a menos.


O novo sistema visa a dar mais destaque aos resultados recentes dos clubes. O modelo foi bem recebido pelos pontepretanos. "Acho certo isso porque o que vale é o momento. Existem clubes de grande tradição, com uma camisa muito forte, mas que não estão passando por um bom momento. Esta nova forma de contagem, é justa e vem reconhecer o trabalho profissional que a Ponte vem fazendo nestes últimos anos", comemora o gerente de futebol Marcus Vinícius.


Além disso, o novo ranking pretende valorizar as conquistas. Tanto que a diferença que antes era de apenas um ponto entre primeiro e segundo colocados do Brasileirão, passa a ser de 160. E, mais do que isso, quanto mais recente for a conquista, maior peso ela terá na conta (exemplo: conquistas nacionais em 2012 terão peso 5, em 2011 terão peso 4 e assim sucessivamente).


De acordo com a CBF, o objetivo é "valorizar o desempenho atual do clube", além de "estabelecer uma diferença significativa de pontuação entre as posições no ranking". "Como sempre acontece, o ranking será divulgado ao final da temporada. Em 2012, o término está previsto para o dia 2 de dezembro. Sendo assim, na segunda, dia 3, ou no mais tardar na terça, dia 4, divulgaremos o ranking com o novo sistema de pontuação", relatou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.


http://diario.rac.com.br




Por vaga na Sul-americana, Cicinho pede apoio da torcida da Ponte Baraka e Edson Bastos destacam importância da partida contra Inter

Próximo jogo
X
Boa Esporte PONTE PRETA
Local:Estádio Municipal de Varginha
Data: 07/10/2014 às 19:30